sábado, junho 17, 2006

das contracções

________________
ás - há - a - à - às - ah!

__________________


















((verbo haver),(existir)) muito tempo que não te via


Contracções: à e às
à = a+a
às = a+as
a (preposição) + a (artigo definido feminino do singular ou plural)
começar a (uma determinada hora - essa hora é) a 1(uma)
- a festa começa à uma (1) h
- a festa começa às onze (11) h


(da porta do restaurante I)
Á:À











(da porta do restaurante II)
ás/ás somente em: ás de ouros/copas/paus/espadas;
Ele é um ás em Matemática.

















(do bar da Faculdade de Letras
da Universidade de Lisboa ) Á : À

6 Comments:

At 23 junho, 2006, Blogger aquelabruxa said...

olá
acabei de enviar um comentário que não sei se chegou pois a página teve um erro, era sobre as contracções e outros erros que acho muito comuns na fala e na escrita, e sobre os quais publiquei uns posts no meu blog rosa-louca em fevereiro.
fica aqui (outra vez) a cópia dos mesmos, para ti ou para quem estiver inetressado.
beijos linda, este teu blog vai de vento em poupa!

:)

há e atrás
frases como "há muito tempo atrás" ou "há três anos atrás" são redundâncias como "entrar para dentro" ou "subir para cima". "há muito tempo" nunca poderia ser "à frente", pois indica passado. deve usar-se apenas uma das referências (ou há ou atrás) e não as duas juntas.

exemplos:
- três anos atrás estava a estudar português
- há três anos estava a tirar o curso
- há muito tempo que não como carne
- muito tempo atrás deixei de comer carne
Quem disse foi aquelabruxa @ 2:27 PM 0 pios

Sexta-feira, Outubro 07, 2005
sse e -se
palavras como compra-se e comprasse, acaba-se e acabasse, paga-se e pagasse, têm sentidos diferentes. exemplos:
- se eu comprasse isso tudo ficava sem dinheiro
- aqui compra-se tudo mais barato
- o pão acaba-se tão depressa que nem como o suficiente
- se ele acabasse o trabalho mais cedo era óptimo
- paga-se antes ou depois de comer?
- se ele pagasse o que me deve não fazia nada de extraordinário

palavras como fize-se e tasse (de "tasse bem") não existem. devem escrever-se:
- fizesse
- tá-se

mas "tasse bem" fica mais giro mal escrito :)
Quem disse foi aquelabruxa @ 2:19 PM 4 pios

mos
querermos e querer-mos são palavras de sentido diferente.

querermos usa-se numa frase tipo:
- para conseguirmos basta querermos

e querer-mos usa-se por exemplo numa frase tipo:
- são meus, era o que faltava ele querer-mos roubar

do mesmo modo, palavras como pagar-mos e pagarmos, comer-mos e comermos, comprar-mos e comprarmos têm sentidos diferentes. usa-se o tracinho quando mos é a contracção do pronome me com o pronome os.

- ele quer comprar-me os legumes = ele quer comprar-mos
- o gato quer comer-me os peixes = ele quer comer-mos
- ela quer pagar-me os bilhetes = ela quer pagar-mos
Quem disse foi aquelabruxa @ 2:06 PM 0 pios

Quinta-feira, Outubro 06, 2005
há, à e á
há usa-se sempre que nos referimos a tempo ou a existência.

por exemplo:
- há horas que estou à tua espera (passaram horas desde que estou à tua espera)
- há dias em que não tenho fome (existem dias em que não tenho fome)
- conhecemo-nos há muito tempo (passou muito tempo desde que nos conhecemos)

à é a contracção da preposição a com o pronome a.

exemplos de preposições:
- estou a
- vou a

exemplos de pronomes definidos/demonstrativos (femininos):
- a janela
- a praia
- a tua

exemplos de contracções:
- estou a a janela = estou à janela
- vou a a praia = vou à praia
- estou a a tua espera = estou à tua espera

á não existe.
Quem disse foi aquelabruxa @ 7:13 PM 0 pios

mos
mos não é um pronome pessoal, como nos. por isso, palavras como queremos, fazemos, compramos, pagamos, não têm tracinho. o tracinho usa-se apenas com o pronome pessoal, por exemplo:

- queremo-nos juntar ao clube
- fazemo-nos bem, por isso estamos juntos

ou:
- ele quer-nos enganar
- comer legumes faz-nos bem
- os patrões pagam-nos mal

mos pode no entanto ser a contracção do pronome me com o pronome os. nesse caso, usa-se assim:

- preciso desses livros, por favor empresta-me os (livros) = por favor empresta-mos
- esses óculos são meus, dá-me os (óculos) já = dá-mos já
Quem disse foi aquelabruxa @ 6:54 PM 0 pios

Terça-feira, Outubro 04, 2005
mente
todas as palavras acabadas em mente deixaram de ter acentos; mas mantêm o til, como sinal de nasalação, por exemplo:

- sãmente (de sã)
- propriamente (de próprio)
- perpetuamente (de perpétuo)
- simultaneamente (de simultâneo)

 
At 23 junho, 2006, Blogger mni said...

olá!
Agradeço o teu contributo, TODOS os teus contributos!

Tenho uma opinião que gostaria de transmitir:
Penso ser mais fácil de captar a atenção de quem tem curiosidade/necessidade se fizer, aqui, uma coisa de cada vez.

Assim, em contracções, por exemplo, comenta-se e fala-se desse aspecto, e assim sucessivamente...

Estou a tentar dar um ar menos pesado, com alguma "cor" ;
A IDEIA é CATIVAR quem não gosta de prontuáros, dicionários, gramáticas...!

Não sei se me faço entender!

O espírito disto, é ir fazendo...calmamente... e sem debitar informação em catadupa.

Deixaste aqui questões que eu, sem dúvida, irei abordadando, pois são bem comuns, mas fá-lo-ei gradualmente e sempre que possível com exemplos reais. Espero-te lá!

Sabes que és bem-vinda.
Obrigada.

 
At 26 junho, 2006, Blogger mni said...

aquelabruxa, deixa que faça o meu reparo a partir de uma afirmação tua neste comentário, apesar de o assunto ser outro e não -das contracções-

Dizes Tu,
entre outras coisas,que:


"tasse de (tasse bem) não existe e que deve escrever-se "ta-se""


Nunca!
Deve, sim, escrever-se: está-se.
Tu até podes dizer, mas escrever,se o quiseres fazer correctamente/essa de ser mais giro mal escrito, não interessa, para aqui/,tens de ter em conta que o verbo é ESTAR e não TAR?!!!
A verdade é que ORALIDADE/ESCRITA tem de se ter em conta!

ps."tracinho":hífen

Até!

 
At 26 junho, 2006, Blogger mni said...

"tá-se": na oralidade.

está-se: na oralidade e na escrita.

 
At 26 junho, 2006, Blogger mni said...

olá Ana! Agradeço a tua visita!Agora é só para cumprimentar. Já estou aqui há um tempinho a... compor...qd voltar aqui visito-te.
bj

 
At 27 junho, 2006, Blogger aquelabruxa said...

sim, também concordo que vás deixando as coisas aos poucos, como tens feito, com exemplos e ilustrações :)

 

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Online Schools online